A IMPORTÂNCIA DE CRISTO SER FORMADO EM NÓS


A IMPORTÂNCIA DE CRISTO SER FORMADO EM NÓS

 

Rm 8.27-30

27 – “segundo a vontade de Deus” –Conhecer qual é a vontade de Deus. Essa vontade é algo que governa todo o propósito de Deus.Ex: “Pai nosso… seja feita a tua vontade”. Se nós não conhecemos sua vontade nunca chegaremos a lugar nenhum, iremos girar em torno de nós mesmos.

V.28 – “chamados segundo o seu propósito. Veja; propósito e vontade andam juntos. Se não conhecemos seu propósito e vontade, também nunca iremos compreender por que ele nos chamou. O verso 29 vai explicar para que Ele nos chamou.

V.29 – “os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho”. – Este é o chamado segundo a vontade e propósito de Deus, para serem conformes ou conformados a seu Filho. Então, predestinação sempre tem haver com propósito. Nós somos predestinados para alguma coisa. Não é predestinado para o céu ou inferno, nada disso. Mas sim para sermos semelhantes a Ele.

1 Co2.7 – “preordenou desde a eternidade para nossa glória” – O que Deus preordenou desde a eternidade? Qual é a nossa Glória? Que mistério é este?

Veja:

Cl 1.26-27

V.26 – “O mistério” – Cristo é o centro da vontade e propósito de Deus. Junto Dele esta sua igreja o corpo de Cristo.

V.27 – “Deus quis dar a conhecer… deste mistério…. isto é, Cristo em nós, a esperança da Glória” – No que diz respeito a sua igreja é que Cristo seja formado em nós. Cristo formado em nós é única esperança da nossa recuperação ou então, Cristo formado em nós é única maneira da recuperação da Glória nos seus santos.

O que foi então que Deus preordenou com relação a sua igreja? Sermos semelhantes a Ele.

Qual é nossa Gloria segundo Colossenses? Cristo formado em nós, esta é a única glória que temos.

Gl 4.19 – “Meus filhos (no original meus filhinhos)….até ser Cristo formado em vós:” algumas versões traz a palavra plenamente formado. Ef 1.23 / Ef 4.13.

Ef 1.9-10 – “desvendando o mistério da sua vontade

V.9 – “segundo o seu beneplácito ou bom prazer” – Deus tem prazer em revelar a sua vontade, colocando de outra maneira, Deus tem prazer de revelar seu Filho. Porque o Filho é o prazer de Deus. Tudo que Deus tem para nos falar esta no Filho

V.10 – “de fazer convergir ou resumir nele, (em Cristo)”. – Cristo é o centro de Deus toda sua vontade e é satisfeita no Filho. Então todas as coisas devem convergir em Cristo e isto inclui nossas vidas. E tudo que esta junto com o Filho agrada o Pai, ou seja, o seu corpo a igreja esta unida a Ele.

Tudo que interessa para Deus é o quanto de Cristo esta sendo formado nos filhos ou o quanto de Cristo esta sendo formado em nós.

Cristo formado em nós é de extrema importância porque esta é a vontade de Deus. Não apenas de nos perdoar e nos justificar e dar a sua vida, mas fazendo isto Ele deseja que Cristo seja formado nos filhos.

Ef 5.27 – “para apresentar a si mesmo igreja gloriosa”. Uma igreja gloriosa é uma igreja cheia de expressão de Cristo, uma igreja submissa à vontade governante de Deus através do Espírito Santo.

 

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA PARA FORMAR CRISTO EM NÓS

Jo 6.63 – “as palavras que vos tenho dito, são espírito e são vida”. Há dois tipos de palavra:

Logos – Palavra escrita, temos 66 livros de logos. Esta palavra foi inspirada e soprada por Deus. Homens profetizaram movidos pelo Espírito de Deus.

Hema – Palavra revelada, renovada ou reavivada, outra ideia também é, uma palavra fresca. É com esta palavra que Senhor lava a sua Igreja e sonda os nossos corações para formar Cristo em nós.

Se a palavra de Deus não tornar viva em nós, o máximo que vamos transmitir são palavras, mas sem vida. “as palavras que vos tenho dito, são espírito e são vida”.

Por isso a palavra deve realizar um trabalho em nós primeiro.

Esdras 7.10 – “Buscar, obedecer e ensinar” – Veja que ordem maravilhosa, ela nunca deve ser invertida. Esdras foi um homem que amava a palavra, responsável pela restauração da casa de Deus. Por isso Deus pode ornar a casa. Esdras 7.27.

Jo 15.4 e 7 – V.4 – “permanecer em mim e Eu permanecerei em vós”. Agora veja;

V.7 – “permanecei em mim e as minhas palavras permanecei em vós”. Cristo vivo em nós as palavras vivas em nós. João igual Cristo e as palavras.

Ef 5.25-27 – “tendo-a purificado por meio de água pela palavra”. A palavra ai neste texto é hema. É esta palavra que lava e purifica a igreja, Cristo sendo formado em nós pelo lavar da palavra.

2 Tm 3.16-17 – “Toda Escritura é inspirada ou soprada por Deus”….a fim de que o homem de Deus seja perfeito (maduro, aprovado) e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. A importância da palavra na formar filhos maduros e habilitados..

Hb 4.12 – “Porque a palavra de Deus e viva e eficaz”. Se Deus é vivo sua palavra é sempre viva e sempre eficaz, nunca perde o corte. “e mais cortante que qualquer espada de dois gumes”. A palavra no original é adaga ou faca. Já que o instrumento usado pelo sacerdote para fazer o sacrifício é uma faca para separar as partes dos animais. Importante observar que o contexto de Hebreus é o sacrifício, Hebreus é o livro de Leviticos na luz. A ideia é uma mesa de sacrifício onde os animais eram colocados, mas isto era sombra. Vamos ver a realidade disto e o poder da palavra. Leia Romanos 12.

Rm 12 1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Quando nós cremos em Cristo e recebemos sua vida, a primeira coisa que devemos fazer é apresentar todo nosso ser a Deus, não é fazer coisas para Deus, mas é apresentar nossos corpos Deus. Nós somos o sacrifício e a palavra de Deus é faca de dois gumes que penetra em nós fazendo separação daquilo que esta no campo do espírito e o que esta no campo da alma. Só a palavra de Deus pode fazer este trabalho em nós, sondar nossas melhores intenções penetrar nos lugares mais escondido do nosso coração. Jr 17.9-10 ; Sl 139.23-24.A razão não serve a Deus emoção não serve a Deus. Somente se a palavra for viva em nós então a razão e sentimentos são canais para expressar a realidade interior. Deus esta interessado, naquilo que é genuinamente espiritual.

Dt 6.4-9 – “Estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração”. A palavra viva revelada dentro de nós. Não apenas a palavra literal, mas como uma marca ou impressão no nosso espírito. 2 Co 3.1-3.

V.8 – “como sinal na tua mão”. Mão fala de obras, nada deve ser feito que não seja governado pela palavra. Todo serviço deve ser governado pela palavra.

“frontal entre os olhos”. Isto significa que a palavra deve reger nossa mente.

Rm 12.2 – “Transformai-vos pela renovação da mente”. Mente renovada pela palavra.

V.9 – “nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” Porta fala de entrada e saída. Nada vai entra que não condiz com a palavra, nada vai sair que não seja a palavra.